Receitinhas saudáveis, dicas nutricionais e alertas sobre as "porcarias" do mercado de consumo alimentar para CRIANÇAS.

sábado, 30 de julho de 2011

A tal da salsicha

Como já disse, tentei fazer em casa. Não funcionou.....ainda! Preciso é comprar a matéria-prima adequada e a tripa ....aí vou acertar. Minha tentativa ficou péssima, mas inventei outra que está fazendo muito sucesso. É a minha versão "Salsikafta", ou seja, faço salsichas tipo kafta, mas com carne moída de alcatra, tempero com cebola, salsinha e sal e gratino com azeite de oliva. Enquanto isso faço um molho bem gostoso (caseiro) de tomate e sirvo com pãozinho francês integral. Aí está o "Kaftachorro quente"!

Isto tudo porque sempre gostei de cachorro quente e, principalmente, porque minha filha e 100% das crianças que conheço, adoram. Então inventei essa versão, que na minha casa tem substituído muito bem, sem nenhuma reclamação.

A cada dia que passa, mais notícias sobre os malefícios de salsicha aparecem. Recebi hoje o e-mail que posto abaixo para reforçar a linha de frente no combate ao costume exagerado de oferecer salsichas às crianças. Aí vai:


WASHINGTON - Um grupo de médicos em Washington D.C. está tentando alertar a população sobre a relação entre as salsichas e o câncer colorretal.
Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável acaba de lançar um outdoor em Indianápolis com uma foto de cachorro-quente em um maço de cigarros com a mensagem "Cuidado: cachorros-quentes podem destruir sua saúde".
Um estudo de 2007 do Fundo Mundial para Pesquisa de Câncer mostrou que 50 gramas de carne processada por dia (a mesma quantidade de uma salsicha de cachorro-quente) aumenta os riscos da doença em 21%.
- Os cachorros-quentes deveriam vir com um rótulo de advertência para ajudar os consumidores a avaliarem os riscos para a saúde - disse Susan Levin, diretora de nutrição do Comitê.
Já a Sociedade Americana de Câncer disse em nota que "não é necessário eliminar o consumo de carne vermelha ou processada, a mensagem certa é que esse tipo de alimento não deve estar sempre no cardápio".



Fonte: O Globo; dica do Zk 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Aniversário saudável é possível?

Como havia prometido, aqui está o post do cardápio saudável preparado para o aniversário de 3 anos da minha filha na festinha da escola. Numa caixinha coloquei um saquinho de pipoca (sucesso absoluto!) preparada pouco antes (na panela), mini pizzas com carinnhas de massa integral (cortei massa Wickbold em rodelinhas e fiz as carinhas com azeitonas e tomate cereja) e salgadinhos orgânicos (mostrei no último post). E para os doces fiz cupcake de chocolate (preparado com ingredientes saudáveis como cacau e açúcar mascavo) e um prato bem generoso de morangos (outro sucesso!), mas também liberei uns  docinhos (negrinhos - para quem é do sul do Brasil, ou brigadeirinhos para os demais e umas borboletinhas de chocolate branco e preto/ único lugar onde o açucar refinado foi encontrado). Para beber, um suquinho de uva sem açucar da Suvalan para cada um.  Ficou uma delícia e as crianças adoraram! E a resposta é, SIM! Aniversário saudável é possível! Para mais detalhes visite o blog "Arrozinho de Festa".

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dica

Minha filha faz aniversário semana que vem. Então eu estava pensando no menu para a festinha quando recebi a seguinte dica: "eles gostam mesmo é de salsicha, ruffle´s e refrigerante". Nossa! Quase caí para trás! Embora eu leve muitíssimo a sério a alimentação da minha filha, às vezes até abro exceções a algumas porcarias, mas isso pra mim é demais. Sinceramente, depois dessa dica fiquei pensando que no mesmo dia teria que pedir uma ambulância para ficar de plantão na festa! Tá bom, tá bom...é exagero, mas minha filha vai fazer 3 anos!!!!

Então, aproveitando o gancho vou dar uma dica de uma novidade que parece bem boa. Gosto bastante dos produtos da marca Mãe Terra, pois são orgânicos, integrais  e livres de aditivos. Agora lançaram os salgadinhos. Grande sacada! Além de orgânicos, são sem glutamato monossódico, não transgênicos, sem corantes e ainda gostosos e bonitinhos para as crianças, com forma de carinha, de pizza e mini-milho. Minha filha adorou! Enfim uma ótima opção!

Ah, semana que vem posto fotos do menu do aniversário. Querem ver como dá para fazer algo saudável, gostoso e visualmente apetitoso?

Pratinho Feito

Pratinho Feito
Dicas de pratinho especial, pronto e testado para incrementar o cardápio das CRIANÇAS

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes
Ingredientes:
1 filé de linguado;
1 xícara de lentilha vermelha;
1/2 xícara de arroz vermelho;
1/2 xícara de arroz integral orgânico;
tomate cereja;
vagem;
cogumelo fresco;
limão;
azeite extravirgem;
alho;
gergelim;
sal.

Modo de fazer:
1) Prepare o arroz colocando primeiro o arroz vermelho e uns 5 min. depois acrescente o integral.

2) Prepare a lentilha colocando 1 alho picado para fritar um pouco no azeite extravirgem. Em seguida acrescente a lentilha, sal e 2 xícaras de água. Fica pronto em uns 10 min.. Acerscente água conforme a consistência desejada para o caldo.

3) Prepare os legumes: eu cozinho as vagens no microondas. Depois coloco um fio de azeite na frigideira, a vagem, o cogumelo fresco e o gergelim. 1 min. antes de servir coloco o tomate cereja só para esquentar.

4) Prepare o peixe: Também com um fio de azeite, tempero com limão e só.

Massinha Integral com cogumelos frescos

Massinha Integral com cogumelos frescos
Ingredientes
1 porção de macarrão integral instantâneo orgânico;
1/2 cebola roxa picada;
1/2 dente de alho;
4 cogumelos paris orgânicos;
cebolete;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
parmesão;
azeite extravirgem.

Modo de Fazer: Refoque a cebola com o alho no azeite. Enquanto isso coloque água para ferver para cozinhar a massa (macarrão). Acrescente os cogumelos cortados e o cebolete (ou cebolinha) picada e finalize com o shoyo. Coloque sobre o macarrão, ou (como prefiro) termine de cozinhar a massa com o molho e finalize com o parmesão.

Obs. Aqui em Porto Alegre tem esse macarrão instantâneo para vender no Zaffari. A marca é Mãe Terra e vem com um sachê de tempero igualmente natural, mas não utilizei. Quanto ao cogumelo orgânico, tem na feirinha ecológica de sábado, na José Bonifácio.

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira

500g de coxinha caipira orgânica;
1 cebola grande ralada;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de curry;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
manjericão;
sálvia;
noz moscada;
azeite extravirgem;
água.

Modo de fazer: rale a cebola e pique o alho e coloque numa vasilha. Acrescente as coxinhas, o shoyo, o manjericão e a sálvia picados, misture com as mãos e coloque para refogar com um fio de óleo. Na medida em que forem dourado acrescente um pouco de água para fazer o molho. Em seguida coloque o curry e perto da hora de servir rale um pouco de noz moscada sobre as coxinhas.



Poletinha Mole com Espinafre

1 xícara de polenta ou farinha de milho grossa;
3 xícaras de água;
Espinafre orgânico picado;
água.

Modo de fazer: Coloque a polenta numa panela com a água e fogo alto. Vá mexendo sempre. Coloque sal a gosto e assim que a polenta ficar consistente misture o espinafre. Mexa mais alguns minutos e pronto! Coloque um pouco de parmesão em cima e sirva para o seu pequeno!