Receitinhas saudáveis, dicas nutricionais e alertas sobre as "porcarias" do mercado de consumo alimentar para CRIANÇAS.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chega de BPA! Enfim, boas notícias para mamães e bebês

 
A partir de 1.º de janeiro de 2012, as mamadeiras vendidas no Brasil não poderão ter a substância bisfenol A (BPA), suspeita de causar problemas como câncer, diabete e infertilidade. Com a medida, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer proteger bebês de 0 a 12 meses, considerados mais sensíveis.

A resolução deixa de fora outros utensílio de plástico usados por crianças pequenas, como copos, pratos e colheres. E não foram incluídas latas de leite em pó, cujo revestimento interno tem BPA.

"Nenhum país adotou a proibição para latas, pois ainda não há um substituto para o verniz usado em seu revestimento", explica Denise Resende, gerente-geral de alimentos da Anvisa. No caso das mamadeiras, há opções de produtos sem BPA. "Além disso, as mamadeiras podem ser usadas para aquecer o leite, o que aumenta a liberação do BPA para o alimento", diz. Segundo ela, a retirada da substância em outros produtos está em discussão com os países do Mercosul.

O BPA está em produtos feito de policarbonato, um plástico rígido e transparente, e simula no organismo a ação do hormônio estrogênio, podendo causar desequilíbrio no sistema endócrino. Estudos em animais mostram inúmeros efeitos prejudiciais, mas os resultados em humano são inconclusivos.

Não se sabe até que ponto a substância migra do plástico para o alimento e se, nas quantidades permitidas por lei, ela é prejudicial. Especialistas concordam que a gestação e os primeiros dois anos são os períodos de maior vulnerabilidade, pois os bebês estão em rápido desenvolvimento, têm pouca massa e mais dificuldade para metabolizar tóxicos. "Claro que o ideal era tomar medidas para proteger todas as faixas etárias, mas considero esse passo inicial importante", diz Tania Bachega, coordenadora de uma campanha contra o BPA promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Em abril, a Justiça determinou à Anvisa que criasse norma para obrigar os fabricantes a informar no rótulo dos produtos a presença de BPA. Mas a agência reverteu a decisão em liminar. O processo está em andamento.

"Essa orientação no rótulo não acrescenta nada ao consumidor e não minimiza o risco", afirma Denise. Diante das evidências de risco, a agência optou por adotar a medida restritiva. O BPA também foi proibido em alguns países da União Europeia, Canadá, China, Malásia, Costa Rica e 11 Estados americanos.

COMO REDUZIR A EXPOSIÇÃO
Saiba comprarGeralmente o bisfenol A está presente em plásticos rígidos e transparentes. Alguns produtos têm um número na parte debaixo que indica sua composição.

Aqueles com os números 3 e 7 podem conter a substância.

EnlatadosNão consuma enlatados quando a embalagem estiver amassada ou a data de validade, vencida.

PlásticoNão aqueça ou congele alimentos em embalagens plásticas. Evite armazenar comida em plástico, mesmo em temperatura ambiente, e usar potes arranhados.

UtensíliosSubstitua aqueles que entram em contato com alimentos pelos de vidro, metal ou madeira.
fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pratinho Feito

Pratinho Feito
Dicas de pratinho especial, pronto e testado para incrementar o cardápio das CRIANÇAS

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes
Ingredientes:
1 filé de linguado;
1 xícara de lentilha vermelha;
1/2 xícara de arroz vermelho;
1/2 xícara de arroz integral orgânico;
tomate cereja;
vagem;
cogumelo fresco;
limão;
azeite extravirgem;
alho;
gergelim;
sal.

Modo de fazer:
1) Prepare o arroz colocando primeiro o arroz vermelho e uns 5 min. depois acrescente o integral.

2) Prepare a lentilha colocando 1 alho picado para fritar um pouco no azeite extravirgem. Em seguida acrescente a lentilha, sal e 2 xícaras de água. Fica pronto em uns 10 min.. Acerscente água conforme a consistência desejada para o caldo.

3) Prepare os legumes: eu cozinho as vagens no microondas. Depois coloco um fio de azeite na frigideira, a vagem, o cogumelo fresco e o gergelim. 1 min. antes de servir coloco o tomate cereja só para esquentar.

4) Prepare o peixe: Também com um fio de azeite, tempero com limão e só.

Massinha Integral com cogumelos frescos

Massinha Integral com cogumelos frescos
Ingredientes
1 porção de macarrão integral instantâneo orgânico;
1/2 cebola roxa picada;
1/2 dente de alho;
4 cogumelos paris orgânicos;
cebolete;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
parmesão;
azeite extravirgem.

Modo de Fazer: Refoque a cebola com o alho no azeite. Enquanto isso coloque água para ferver para cozinhar a massa (macarrão). Acrescente os cogumelos cortados e o cebolete (ou cebolinha) picada e finalize com o shoyo. Coloque sobre o macarrão, ou (como prefiro) termine de cozinhar a massa com o molho e finalize com o parmesão.

Obs. Aqui em Porto Alegre tem esse macarrão instantâneo para vender no Zaffari. A marca é Mãe Terra e vem com um sachê de tempero igualmente natural, mas não utilizei. Quanto ao cogumelo orgânico, tem na feirinha ecológica de sábado, na José Bonifácio.

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira

500g de coxinha caipira orgânica;
1 cebola grande ralada;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de curry;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
manjericão;
sálvia;
noz moscada;
azeite extravirgem;
água.

Modo de fazer: rale a cebola e pique o alho e coloque numa vasilha. Acrescente as coxinhas, o shoyo, o manjericão e a sálvia picados, misture com as mãos e coloque para refogar com um fio de óleo. Na medida em que forem dourado acrescente um pouco de água para fazer o molho. Em seguida coloque o curry e perto da hora de servir rale um pouco de noz moscada sobre as coxinhas.



Poletinha Mole com Espinafre

1 xícara de polenta ou farinha de milho grossa;
3 xícaras de água;
Espinafre orgânico picado;
água.

Modo de fazer: Coloque a polenta numa panela com a água e fogo alto. Vá mexendo sempre. Coloque sal a gosto e assim que a polenta ficar consistente misture o espinafre. Mexa mais alguns minutos e pronto! Coloque um pouco de parmesão em cima e sirva para o seu pequeno!