Receitinhas saudáveis, dicas nutricionais e alertas sobre as "porcarias" do mercado de consumo alimentar para CRIANÇAS.

sábado, 7 de maio de 2011

"Desconstruindo" o caldo de galinha industrial. Quê caldo?

Bem, hoje quero dar uma receitinha de caldo de galinha caseiro que fica uma delícia. Mas antes disso, como sei que o consumo de caldo industrial é altíssimo e que muita gente acha bobagem e trabalhoso fazer caldo de galinha em casa, vou colar exatamante como consta na embalagem de um desses caldos industriais os ingredientes que são utilizados e comentar as "maravilhas" que eles são capazes de fazer por nossa saúde. Aí vai...copiando e colando do site "deles": 
Ingredientes: Sal, gordura vegetal, amido, açúcar, condimento preparado de cebola, alho, salsa, carne de galinha, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizante, corantes natural cúrcuma e caramelo. Contém Glúten. Contém soja e aipo. Contém traços de leite, ovos e mostarda.


E, desconstruindo.....


Sódio: 42% do valor diário de referência para consumo em 1/2 tablete. Ou seja, 1 tablete tem 84% do valor diário para consumo. Não preciso nem dizer que o excesso de sal causa aumento da pressão sanguinea, que, por sua vez, pode resultar em hipertensão, infarto e AVC.

Gordura Vegetal: é a gordura trans mesmo. Se você observar na "informação nutricional" verá que está escrito "não contém" e dois asteríscos (**), que significa "valor diário não estabelecido. Ou seja, contém...., mas como o valor não está estabelecido se coloca, "não contém". E o problema qual é? Aumenta o colesterol = doenças cardiovasculares.

Carne de galinha: leia-se, "carne de galinha velha". Segundo o Internacional Press, publicado em janeiro desse ano, as aves poedeiras (que põe ovos), quando não mais prestam para esse "ofício", e, aí, muito menos para corte, são aproveitadas para se fazer caldo de galinha. E por quem? Adivinha?

Realçador de Sabor Glutamato Monossódico: Presente em quase tudo que é salgado e industrializado, essa porcaria é um veneno. É uma  toxina que super-excita as células e pode causar danos que vão desde dificultar a capacidade de aprendizado, obesidade, depressão, cefaleia,  até desencadear o processo de doeças como Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, Mal de Lou Gehrig. Isso tudo é só para dar uma ideia. É "tão pouco" que pretendo falar apenas sobre ele em outro post. Vide Blog Verde da Lella.

Inonisato dicossódico: também um realçador de sabor, pode causar hiperatividade, crises de asma, gota. E não é permitido seu uso em alimentos infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pratinho Feito

Pratinho Feito
Dicas de pratinho especial, pronto e testado para incrementar o cardápio das CRIANÇAS

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes
Ingredientes:
1 filé de linguado;
1 xícara de lentilha vermelha;
1/2 xícara de arroz vermelho;
1/2 xícara de arroz integral orgânico;
tomate cereja;
vagem;
cogumelo fresco;
limão;
azeite extravirgem;
alho;
gergelim;
sal.

Modo de fazer:
1) Prepare o arroz colocando primeiro o arroz vermelho e uns 5 min. depois acrescente o integral.

2) Prepare a lentilha colocando 1 alho picado para fritar um pouco no azeite extravirgem. Em seguida acrescente a lentilha, sal e 2 xícaras de água. Fica pronto em uns 10 min.. Acerscente água conforme a consistência desejada para o caldo.

3) Prepare os legumes: eu cozinho as vagens no microondas. Depois coloco um fio de azeite na frigideira, a vagem, o cogumelo fresco e o gergelim. 1 min. antes de servir coloco o tomate cereja só para esquentar.

4) Prepare o peixe: Também com um fio de azeite, tempero com limão e só.

Massinha Integral com cogumelos frescos

Massinha Integral com cogumelos frescos
Ingredientes
1 porção de macarrão integral instantâneo orgânico;
1/2 cebola roxa picada;
1/2 dente de alho;
4 cogumelos paris orgânicos;
cebolete;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
parmesão;
azeite extravirgem.

Modo de Fazer: Refoque a cebola com o alho no azeite. Enquanto isso coloque água para ferver para cozinhar a massa (macarrão). Acrescente os cogumelos cortados e o cebolete (ou cebolinha) picada e finalize com o shoyo. Coloque sobre o macarrão, ou (como prefiro) termine de cozinhar a massa com o molho e finalize com o parmesão.

Obs. Aqui em Porto Alegre tem esse macarrão instantâneo para vender no Zaffari. A marca é Mãe Terra e vem com um sachê de tempero igualmente natural, mas não utilizei. Quanto ao cogumelo orgânico, tem na feirinha ecológica de sábado, na José Bonifácio.

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira

500g de coxinha caipira orgânica;
1 cebola grande ralada;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de curry;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
manjericão;
sálvia;
noz moscada;
azeite extravirgem;
água.

Modo de fazer: rale a cebola e pique o alho e coloque numa vasilha. Acrescente as coxinhas, o shoyo, o manjericão e a sálvia picados, misture com as mãos e coloque para refogar com um fio de óleo. Na medida em que forem dourado acrescente um pouco de água para fazer o molho. Em seguida coloque o curry e perto da hora de servir rale um pouco de noz moscada sobre as coxinhas.



Poletinha Mole com Espinafre

1 xícara de polenta ou farinha de milho grossa;
3 xícaras de água;
Espinafre orgânico picado;
água.

Modo de fazer: Coloque a polenta numa panela com a água e fogo alto. Vá mexendo sempre. Coloque sal a gosto e assim que a polenta ficar consistente misture o espinafre. Mexa mais alguns minutos e pronto! Coloque um pouco de parmesão em cima e sirva para o seu pequeno!