Receitinhas saudáveis, dicas nutricionais e alertas sobre as "porcarias" do mercado de consumo alimentar para CRIANÇAS.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O PERIGO DOS CORANTES - AMARELO TARTRAZINA E AMARELO CREPÚSCULO

Você  já deve ter ouvido falar (espero que sim!) que é bom ficar de olho nos corantes adicionados aos alimentos. Mas você já parou para pesquisar o porquê?

Então prepares-se para saber um pouco sobre "os amarelos":

 
AMARELO TARTRAZINA
Segundo a Anvisa, Estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 70 demonstraram casos de reações alérgicas ao corante amarelo tartrazina (INS 102), como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmos, urticária, eczema e dor de cabeça.  O FDA (U.S. Food and Drug Administration) exige que o corante tartrazina seja listado no rótulo de todos os produtos que o contenham, de modo que os consumidores sensíveis possam evitá-lo. Especialistas na área estimam que a alergia alimentar ocorre em 8% das crianças com idade a partir dos 6 anos, regredindo até o nível de 1 a 2% nos adultos. Aproximadamente 100 americanos, geralmente crianças, morrem anualmente por anafilaxia induzida por alimentos.

AMARELO CREPUSCULO
Quanto ao amarelo crepúsculo, muito encontrado em gelatinas, é proibido na Europa, mas autorizado seu uso pela Anvisa. A Pro Teste Associação de Consumidores informa que tal corante está relacionado com hiperatividade e outros distúrbios de comportamento.

E onde encontramos esses corantes: em quase todas as "porcarias" industrializadas feitas para crianças como, balas, confeitos e guloseimas em geral.  E lembre-se que o amarelo é uma cor primária, logo é responsável por formar outras cores como o verde e o laranja (veja quadro abaixo).


Então tente evitar os corantes artificiais. Opte pelos naturais como beta-caroteno, beterraba, cúrcuma e urucum. Sei que é dificil, até porque é só o que tem nas festinhas infantis, mas  tente evitar ao máximo. Ser pai e mãe hoje em dia, com todas as opções do mercado de consumo de "porcarias" e tanta informação, não é nada simples. Pensando bem, ser responsável pelo desenvolvimento de um ser humano não tem como ser fácil mesmo. É uma responsabilidade e tanto! Mas no final, a saúde de seu filho será a sua maior recompensa!


Fonte: Anvisa, Abril e outras pesquisas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Pratinho Feito

Pratinho Feito
Dicas de pratinho especial, pronto e testado para incrementar o cardápio das CRIANÇAS

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes
Ingredientes:
1 filé de linguado;
1 xícara de lentilha vermelha;
1/2 xícara de arroz vermelho;
1/2 xícara de arroz integral orgânico;
tomate cereja;
vagem;
cogumelo fresco;
limão;
azeite extravirgem;
alho;
gergelim;
sal.

Modo de fazer:
1) Prepare o arroz colocando primeiro o arroz vermelho e uns 5 min. depois acrescente o integral.

2) Prepare a lentilha colocando 1 alho picado para fritar um pouco no azeite extravirgem. Em seguida acrescente a lentilha, sal e 2 xícaras de água. Fica pronto em uns 10 min.. Acerscente água conforme a consistência desejada para o caldo.

3) Prepare os legumes: eu cozinho as vagens no microondas. Depois coloco um fio de azeite na frigideira, a vagem, o cogumelo fresco e o gergelim. 1 min. antes de servir coloco o tomate cereja só para esquentar.

4) Prepare o peixe: Também com um fio de azeite, tempero com limão e só.

Massinha Integral com cogumelos frescos

Massinha Integral com cogumelos frescos
Ingredientes
1 porção de macarrão integral instantâneo orgânico;
1/2 cebola roxa picada;
1/2 dente de alho;
4 cogumelos paris orgânicos;
cebolete;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
parmesão;
azeite extravirgem.

Modo de Fazer: Refoque a cebola com o alho no azeite. Enquanto isso coloque água para ferver para cozinhar a massa (macarrão). Acrescente os cogumelos cortados e o cebolete (ou cebolinha) picada e finalize com o shoyo. Coloque sobre o macarrão, ou (como prefiro) termine de cozinhar a massa com o molho e finalize com o parmesão.

Obs. Aqui em Porto Alegre tem esse macarrão instantâneo para vender no Zaffari. A marca é Mãe Terra e vem com um sachê de tempero igualmente natural, mas não utilizei. Quanto ao cogumelo orgânico, tem na feirinha ecológica de sábado, na José Bonifácio.

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira

500g de coxinha caipira orgânica;
1 cebola grande ralada;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de curry;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
manjericão;
sálvia;
noz moscada;
azeite extravirgem;
água.

Modo de fazer: rale a cebola e pique o alho e coloque numa vasilha. Acrescente as coxinhas, o shoyo, o manjericão e a sálvia picados, misture com as mãos e coloque para refogar com um fio de óleo. Na medida em que forem dourado acrescente um pouco de água para fazer o molho. Em seguida coloque o curry e perto da hora de servir rale um pouco de noz moscada sobre as coxinhas.



Poletinha Mole com Espinafre

1 xícara de polenta ou farinha de milho grossa;
3 xícaras de água;
Espinafre orgânico picado;
água.

Modo de fazer: Coloque a polenta numa panela com a água e fogo alto. Vá mexendo sempre. Coloque sal a gosto e assim que a polenta ficar consistente misture o espinafre. Mexa mais alguns minutos e pronto! Coloque um pouco de parmesão em cima e sirva para o seu pequeno!