Receitinhas saudáveis, dicas nutricionais e alertas sobre as "porcarias" do mercado de consumo alimentar para CRIANÇAS.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Puxa! E quantas vezes eu comi o tal "MINOJO" !?

Tá bom! tá bom!  Sem tanto stress! Já comi muitas vezes e talvez ainda coma (provavelmente, não), mas pensando bem, não é melhor saber o que estamos consumindo?  Quanto ao tempero que acompanha cheio de sódio (quantidade maior do que a recomendada para um dia inteiro) e o glutamato monossódico, já falei, basta dar uma olhada no link Glutamato Monossódico (MSG) ou aqui mesmo, no Naturebinha (quando falo do caldo de galinha em tabletes), para ter ideia do perigo.

Bem, então deixando de lado o tempero......bem de lado.....mais especificamente no lixo, vamos "DESVENDAR O MINOJO"

 A primeira impressão quando vemos o simpático "miojinho encaracolado" é a de que se colocarmos um tempero leve e caseiro (pois o do pacotinho já está no lixo), estaremos nos alimentando com equilibrio e saúde, uma massinha light, não é mesmo? Mas não é nada disso!

Você sabe como esse tipo de massa (ou macarrão para quem não é daqui do sul do Brasil) é feito? Por imersão. Isto significa que para fazer aquele belo bloco retangular e com cachinhos, a massa é, primeiro, expelida por uma série de bicos para formar uma fita de longos fios sinuosos, lado a lado. A fita é então cortada em pedaços e dobrada sobre si mesma, depois posta num molde, enquanto é frita por imersão (afundada no óleo, mesmo), o que seca o macarrão de modo que o bloco mantenha seu formato para sempre. A fritura por imersão, é claro, acrescenta gordura ao macarrão e, embora possa haver uma pequena quantidade de óleo em algumas misturas do tempero, praticamente toda gordura estará no macarrão.

Então, se o objetivo é controlar a obesidade, principlamente a infantil, fique longe da massinha. A obesidade infantil vem andando a passos largos no Brasil e no mundo. Por aqui, ela já atinge 10% das crianças, e isto tem aumentado os casos de diabetes e problemas cardiovasculares.

Agora, se estiver naqueles dias em que dá vontade de deixar de lado sua preocupação com a saúde e comer uma fritura qualquer (com dor na consciência, é claro). A fritura do ano!!! Tem mais uma opção de escolha! Mas uma coisa é certo: agora você sabe! E lembre de fazer algo saudável para acompanhar como molho, pois o "saquinho" aquele, nem pensar!!!!


Fonte: minha cunhada Marcella, Petit Chef, Pat Feldman

2 comentários:

  1. Dei muito pro João, qdo não sabia .. ou melhor quando acreditava que estava fazendo o certo...
    Quanto mais informação, mais seleção

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Marcella! Muito comi a massinha como refeição pós-faculdade achando que era pouca coisa. O importante é estar sempre se informando, descobrindo e valorizando a alimentação e a saúde como um todo. Esta é a intenção do blog... e espero estar conseguindo contribuir para um mundo melhor com minhas pesquisas. beijos, C.

    ResponderExcluir

Pratinho Feito

Pratinho Feito
Dicas de pratinho especial, pronto e testado para incrementar o cardápio das CRIANÇAS

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes

Filé de linguado com arroz integral, lentilha vermelha e legumes
Ingredientes:
1 filé de linguado;
1 xícara de lentilha vermelha;
1/2 xícara de arroz vermelho;
1/2 xícara de arroz integral orgânico;
tomate cereja;
vagem;
cogumelo fresco;
limão;
azeite extravirgem;
alho;
gergelim;
sal.

Modo de fazer:
1) Prepare o arroz colocando primeiro o arroz vermelho e uns 5 min. depois acrescente o integral.

2) Prepare a lentilha colocando 1 alho picado para fritar um pouco no azeite extravirgem. Em seguida acrescente a lentilha, sal e 2 xícaras de água. Fica pronto em uns 10 min.. Acerscente água conforme a consistência desejada para o caldo.

3) Prepare os legumes: eu cozinho as vagens no microondas. Depois coloco um fio de azeite na frigideira, a vagem, o cogumelo fresco e o gergelim. 1 min. antes de servir coloco o tomate cereja só para esquentar.

4) Prepare o peixe: Também com um fio de azeite, tempero com limão e só.

Massinha Integral com cogumelos frescos

Massinha Integral com cogumelos frescos
Ingredientes
1 porção de macarrão integral instantâneo orgânico;
1/2 cebola roxa picada;
1/2 dente de alho;
4 cogumelos paris orgânicos;
cebolete;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
parmesão;
azeite extravirgem.

Modo de Fazer: Refoque a cebola com o alho no azeite. Enquanto isso coloque água para ferver para cozinhar a massa (macarrão). Acrescente os cogumelos cortados e o cebolete (ou cebolinha) picada e finalize com o shoyo. Coloque sobre o macarrão, ou (como prefiro) termine de cozinhar a massa com o molho e finalize com o parmesão.

Obs. Aqui em Porto Alegre tem esse macarrão instantâneo para vender no Zaffari. A marca é Mãe Terra e vem com um sachê de tempero igualmente natural, mas não utilizei. Quanto ao cogumelo orgânico, tem na feirinha ecológica de sábado, na José Bonifácio.

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira com Polentinha Mole

Coxinha Caipira

500g de coxinha caipira orgânica;
1 cebola grande ralada;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de curry;
shoyo orgânico sem glutamato monossódico;
manjericão;
sálvia;
noz moscada;
azeite extravirgem;
água.

Modo de fazer: rale a cebola e pique o alho e coloque numa vasilha. Acrescente as coxinhas, o shoyo, o manjericão e a sálvia picados, misture com as mãos e coloque para refogar com um fio de óleo. Na medida em que forem dourado acrescente um pouco de água para fazer o molho. Em seguida coloque o curry e perto da hora de servir rale um pouco de noz moscada sobre as coxinhas.



Poletinha Mole com Espinafre

1 xícara de polenta ou farinha de milho grossa;
3 xícaras de água;
Espinafre orgânico picado;
água.

Modo de fazer: Coloque a polenta numa panela com a água e fogo alto. Vá mexendo sempre. Coloque sal a gosto e assim que a polenta ficar consistente misture o espinafre. Mexa mais alguns minutos e pronto! Coloque um pouco de parmesão em cima e sirva para o seu pequeno!